terça-feira, 17 de abril de 2012

Por Márcia Morais (Depoimento de Leitura e Escrita)

Leitura e Sonhos

          A minha viagem literária começa com o grande incentivo, em particular, de meus pais. Meus pais, mesmo em sua simplicidade, sempre fizeram de tudo para que eu estudasse. Não havia muitos livros em casa, só os que eram pedidos na escola. Sendo assim, meus pais se desdobravam para adquiri-los, porque não eram baratos. Diferente de hoje , que são oferecidos gratuitamente na rede pública. Eu adorava ler também gibis, mas com um detalhe: na casa da patroa de minha tia, quando eu a acompanhava em seu trabalho. Para mim era o máximo quando a filha da patroa deixava eu trazer um emprestado. Que aventura!

          Meus avós também contribuiram muito para minha vida literária, pois contavam os famosos casos de assombração, lendas e outras historinhas, que eu amava.
          Por ser muito calada e pacata, a leitura sempre foi minha companheira. Viajava nos livros e suas histórias. Era uma frequentadora assídua da biblioteca de minha escola - sempre escola pública.  Naquela época se cobrava leitura obrigatória desde o sexto ano. Lia clássicos, como: Memórias de um Sargento de Mílicias, A Moreninha, Escrava Isaura, Dom Casmurro... enfim, de tudo, e adorava!
          A escrita também foi algo que sempre me encantou e me acompanhou durante a vida, pelo mesmo motivo: ser calada e pacata. Adorava (e adoro!) passar para o papel o que sinto. Penso que o que se fala, pode ser esquecido, mas o que se escreve, fica para sempre.
          Tenho alguns textos guardados, mas não costumo mostrar para as pessoas. Os mais belos que considero são os que escrevi (e ainda escrevo) sobre meu filho e a experiência de ser mãe. Quando engravidei, senti necessidade de registrar toda a emoção que sentia, e comecei a colocar no papel todo meu sentimento. São textos singelos, mas carregados de emoção. Procuro registrar desde as coisas mais simples que acontecem até aquelas mais grandiosas. Espero que um dia ele possa se emocionar comigo ao lermos juntos e perceber o quão importante é em minha vida.
          Assim, apaixonada como sou pela leitura e escrita, confesso que a cada dia faço uma nova descoberta e tenho a oportunidade de desenvolver melhor a minha capacidade leitora e escritora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário